BLOG_Modalidades

Modalidades de geração

Mais flexibilidade para gerar energia

A resolução normativa regulamenta algumas possibilidades de geração tornando a aplicação mais flexível, principalmente em benefício aos consumidores com limitação de espaço.

Figura_ModalidadeAC

Autoconsumo

Esta é a maneira mais simples para se gerar energia. O sistema gerador fotovoltaico é instalado no mesmo local onde haverá o consumo de energia. A unidade consumidora deverá possuir espaço suficiente para acomodar todos os equipamentos do sistema.

Autoconsumo remoto

Esta modalidade prevê a instalação do sistema gerador fotovoltaico em local diferente de onde haverá o consumo de energia, é preciso que ambas as unidades estejam sob a mesma titularidade e dentro da mesma área de concessão. É possível gerar energia no sítio ou casa de praia onde encontramos uma incidência melhor do Sol e compensar em um ou mais apartamentos localizados em uma área urbana sujeita a grandes interferências de sombreamento. Que tal instalar na matriz de sua empresa onde há disponibilidade de espaço e compensar em todas as filiais onde o espaço é limitado.

Condomínio

Permite que um condomínio instale um gerador fotovoltaico na área comum e distribua o excedente de energia aos condôminos participantes. Não é preciso instituir qualquer relação contratual adicional entre os condôminos e a participação não precisa ser unânime. Moradores de um condomínio residencial se unem para instalar um sistema fotovoltaico sobre o estacionamento da área comum para compensar nas unidades participantes. A instalação do sistema gerador fotovoltaico quando destinada apenas para compensar a área comum do condomínio é caracterizada como autoconsumo.

Geração compartilhada

A geração de energia é compensada em várias unidades de titulares diferentes, desde que estejam dentro da mesma área de concessão e evidenciem uma relação contratual. O sistema é instalado em uma unidade neutra e toda energia injetada na rede é distribuída entre as unidades participantes. O benefício principal desta modalidade é a otimização dos custos na instalação de um único sistema gerador fotovoltaico. Um grupo de moradores que não possuem área suficiente se unem através de uma cooperativa para instalar um sistema gerador fotovoltaico em local terceiro e compensar suas próprias unidades proporcional às cotas de participação.

Mercado livre

O consumidor optante pelo mercado livre poder gera sua própria energia, entretanto a relação contratual é específica e não prevê o sistema de compensação. A tratativa sobre a energia excedente deve ser acordada com a comercializadora e esta sujeita as condições do mercado livre de energia.

Gostou? Faça seu comentário abaixo!

Caso ainda tenha alguma dúvida sobre o assunto ou sugestão de temas para o nosso BLOG, entre em contato.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *